Técnicas para ajudar no sono de seu bebê – Estúdio Lidi Lopez
Title Image

Técnicas para ajudar no sono de seu bebê

Home  /  Posts   /  Técnicas para ajudar no sono de seu bebê

Técnicas para ajudar no sono de seu bebê

Um sono tranquilo é fundamental na vida de um bebê recém nascido. Além de recuperar a energia, contribui principalmente para o seu desenvolvimento. Para que a hora de sono seja mais simples e o bebê consiga dormir tranquilmente sem acordar inúmeras vezes durante a noite é necessário algumas técnicas básicas para o tão esperado adormecer.

Reunimos neste post algumas técnicas essenciais para o seu bebê ter uma noite tranquila de sono (e as mamães também). Quer saber quais são? Confira a seguir:

Shantala

O método Shantala é uma técnica de massagem indiana que ajuda no relaxamento e sono do bebê. Segundo profissionais, a massagem pode ser praticada a partir dos primeiros dias após o nascimento e reserva inúmeros benefícios para o seu bebê. Confira alguns:

  • Diminui a cólica e o choro do bebê
  • Relaxa a musculatura do bebê e estabiliza suas emoções
  • Desenvolve consciência corporal
  • Transmite tranquilidade e segurança para o bebê
  • Ajuda a ter um sono mais tranquilo
  • Ajuda a melhorar a respiração (massagem no peito)
  • Ajuda o funcionamento do intestino (massagem na barriga)

Crie uma rotina

Você sabia que os bebês gostam de saber o que irá acontecer em determinados horários do seu dia? Segundos especialistas e pediatras, a rotina é essencial para facilitar as atividades e regular o sono da criança. Por exemplo: depois da soneca matinal vem a mamada, depois um passeio durante a tarde, uma brincadeira, e no começo da noite um banho morno para se preparar para a última mamada do dia e finalmente dormir.

Ambiente adequado

Há alguns itens principais que influenciam (e muito) na hora de criar um ambiente adequado para ajudar no sono do seu pequeno. Confira:

  • Temperatura (deve está sempre entre os 18 e 20ºC),
  • Iluminação (É importante garantir que o quarto esteja a meia luz durante o dia e com iluminação mínima a noite para dar tranquilidade ao bebê),
  • Cores do ambiente (A indicação é que se use tons claros que transmitam paz e uma maior tranquilidade, como branco, areia, nude, rosa claro e azul bebê.), entre outros.

Alimentação correta

Alguns alimentos deixam a criança mais agitada, que são os produtos com cafeína e açúcar, famosos por causar dificuldade na hora de dormir. Por outro lado, existem alguns alimentos que acalmam o seu bebê, deixando-o muito mais confortável e sonolento.

Você já ouviu falar sobre melatonina? A melatonina é um hormônio natural indutor do sono que está presente em diversos alimentos, inclusive no queridinho dos bebês: o leite. Por isso, dar de mamar antes de dormir pode ser uma ótima tática para desenvolver um soninho no pequeno. Conheça alguns alimentos que contém melatonina:

Banana, morango, cerejas, amêndoas, leite, tomate, mirtilos, linhaça, arroz, brócolis, mostarda, lentilhas.

Roupas confortáveis

O maior objetivo é fazer com que seu bebê esteja confortável e com liberdade de movimentos para ter assim, ter um sono melhor.

  • Vestimentos ideais para os dias frios: fralda, body, pijama confortável, um par de meias e dependendo da temperatura muito fria, uma meia calça. É Essencial acrescentar um cobertor de algodão e uma manda junto à roupa de cama
  • Vestimentos ideais para os dias quentes: fralda, body e um lençol fino para enrolar no bebê parcialmente sem tapar a cabeça do pequeno. Caso a temperatura estiver mediana, vista um pijaminha e acrescente por cima do lençol um cobertor mais leve de algodão.

Bom….depois dessas dicas, para você que está grávida, que tal fazermos um ensaio parto? O momento do nascimento de um filho é algo inesquecível e para ser guardado para sempre. Pensando nisso, nós começamos a realizar o ensaios partos e primeiro dia do bebê, onde pudemos acompanhar e fazer parte do momento mais especial de um casal. E acreditem, é lindo!

O Ensaio parto é realizado sem muitas regras, ali o momento é de emoção. E o nosso papel é apenas registrar cada segundo desta alegria.

Escrever Comentário